A importância do marketing pessoal para dentistas
A importância do marketing pessoal para dentistas
Posted by

A importância do marketing pessoal para dentistas

 

Saber vender o seu trabalho para os futuros pacientes é uma habilidade que precisa ser aprendida pelos dentistas. E não é por menos. O assunto mal é abordado na faculdade e, quando se chega na prática, é preciso ter uma boa taxa de conversão entre os planos de tratamentos orçados e os feitos. O tema é tão importante que sempre damos dicas sobre ele aqui no blog. Damos tanta ênfase a ele que às vezes até esquecemos que não é apenas o plano de tratamento que precisa ser vendido.

Quando falamos sobre o trabalho de um dentista, precisamos entender que a relação entre ele e o paciente é muito pessoal. Para que um paciente continue a se tratar com você, é preciso conquistar a confiança dele. Estamos mexendo com um bem muito importante, que é a saúde bucal, portanto o paciente precisa se sentir seguro com você. Nesse contexto, realizar um serviço de qualidade é o básico. Porém não é a única coisa a ser feita. É preciso se preocupar também com sua imagem pessoal e como ela é vista pelo paciente.

Para trabalhar com essa imagem é que existe o marketing pessoal. Semelhante àquele feito para empresas, ele também visa criar um valor para a marca (que nesse caso é você mesmo) através do planejamento de estratégias e da aplicação delas de forma orgânica em seu dia a dia. O marketing pessoal possibilita que as pessoas criem uma ideia de você que seja bem próxima da que você deseja passar, de forma a dar credibilidade ao seu trabalho como dentista.

Para deixar isso claro, daremos dois exemplos. Vamos supor que você atenda em um bairro de classe alta da sua cidade, com um público restrito e um tratamento com valor elevado. Além de todas as modificações que precisam ser feitas no consultório para transformar essa consulta em uma experiência única para seus pacientes, você também precisa se portar de acordo com a situação. A forma como você se veste, fala e age dentro e fora do consultório precisam refletir os valores que seus pacientes pregam.

O mesmo acontece se você atende em um bairro residencial, onde o senso de pertencimento é alto. Uma boa ideia é se tornar alguém engajado com a região, por exemplo. Estar presente nas associações de comércio e de moradores, participar de eventos locais (seja presencialmente ou com patrocínios) ou até mesmo fazer amizade com os comerciantes ao redor. Isso cria um laço com o lugar e, graças às características do público, faz seu número de clientes aumentar.

É por isso que o planejamento e a execução das ações são tão importantes. São eles que definem como sua figura será vista, trazendo resultados se você realmente se esforçar para que isso aconteça. O importante é se fazer notado, mas de uma forma que não seja invasiva ou que pareça interesseira. Encontrar o tom para isso é a parte mais complicada do marketing pessoal e é atrás dele que você deve correr o tempo inteiro.

Para te ajudar nesse processo, fizemos uma lista com 9 pontos que podem ser trabalhados no seu marketing pessoal:

1. Suas roupas dizem muito sobre você, portanto vista-se de acordo com a imagem que deseja passar. Isso não quer dizer que é preciso usar roupa social para passar credibilidade, mas sim se vestir de acordo com o que seu público espera.
2. Consiga a admiração das pessoas. Quando as pessoas se portam como líderes naturais, a imagem pessoal ganha pontos extras. No consultório, é preciso dominar as ações e mostrar todo o seu preparo. A oratória é um ponto muito importante a ser trabalhado aqui.
3. Cause impacto. Como dentista, seu trabalho é resolver o problema do paciente da melhor forma possível. Como pessoa, é fazer isso da forma mais humanizada. Seja o agente transformador na vida de seu paciente e na comunidade que o cerca.
4. Tente não sair da linha. Um erro é mais lembrado do que mil acertos. Às vezes basta uma pisada na bola para a confiança se esvair e, para recuperá-la, é um árduo trabalho. Tente evitar os problemas, mas esteja preparado para enfrentá-los caso aconteçam.
5. Seja ético. Isso perpassa todas as outras atividades, mas é importante para a criação de uma figura profissional confiável.
6. Controle suas emoções, mas não as anule. Elas são muito importantes para mostrar o seu envolvimento e seu comprometimento com o problema que está sendo trabalhado.
7. Produza conteúdo de qualidade. Se tornar um especialista em um determinado assunto é uma forma de atrair pacientes para seu consultório e muito disso se faz com a construção do seu nome. Por isso produzir materiais de qualidade para seus pacientes pode ser uma boa opção.
8. Mostre que seu trabalho é profissional. Há diversas formas de mostrar profissionalismo em seu trabalho e a maioria delas passa pela forma como você trata seu cliente durante a realização do serviço. As dicas acima ajudam bastante, mas também há outras formas de fazer isso. Contratar um software de gestão como o LaudOnline, por exemplo, pode te ajudar com esse processo.
9. Use as redes sociais a seu favor. Em uma época em que nossa vida é exposta nos mais diversos níveis, saiba como trabalhar os seus perfis públicos de modo a construir uma imagem positiva de você e do seu trabalho.

Vale lembrar que o marketing pessoal não é construído da noite para o dia. Envolve um alto grau de comprometimento e precisa da passagem do tempo para funcionar, de modo que o público comece a te reconhecer por aquilo que você trabalhou para mostrar.

Basta pensar naqueles profissionais que você admira. Para eles chegarem no nível em que estão, foi preciso muito trabalho, dedicação e construção da marca pessoal. E se os resultados podem até não vir com facilidade, quando vêm te tornam um profissional bem mais disputado pelo mercado.

Fonte: http://laudonline.com/blog/a-importancia-do-marketing-pessoal-para-um-dentista/

 

Comments

0 Comentários desativados em A importância do marketing pessoal para dentistas 658 02 agosto, 2017 Coaching e Carreira agosto 2, 2017

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Parceiros

Facebook