Coaching e os profissionais da saúde
Coaching e os profissionais da saúde
Posted by

Coaching e os profissionais da saúde

É fato que os profissionais liberais que iniciam suas atividades como micro empresários necessitam receberem em suas carreiras, noções variadas sobre administração, gestão empresarial, financeira e de pessoas .

Em relação aos profissionais da área da saúde, isto torna- se muito mais necessário, visto que estes profissionais  tem uma grande deficiência de know how nestas áreas de gestão, devido à própria formação acadêmica.

E é neste contexto , que surge no Brasil, uma ferramenta nova,  mas de muita utilidade , que vem auxiliar de maneira eficaz estes profissionais, não somente os profissionais da área da saúde, mas a todos aqueles que desejem aumentar sua performance pessoal e /ou profissional e atingirem suas metas com maior eficácia, o Coaching.

Sabemos que existem 3 tipos de profissionais, os que percorrem incansavelmente seus objetivos e conseguem alcançá-los,  os que planejam e nada realizam e os que deixam o plano esquecido em alguma gaveta , à espera de uma incentivo externo para levá-lo adiante.

Para estes profissionais existem os Coaches Pessoais , profissionais que incentivam , apóiam, e ajudam as pessoas a traçar um plano de ação rumo a um projeto próprio. Os Coaches são especialistas em analisar conjunturas e criar estratégias sempre com foco na meta.

Coaching portanto é um processo com metodologia específica e ferramentas adequadas, através das quais consegue-se levar um indivíduo a sua mais alta performance , em qualquer área de sua vida.

Os coaches surgiram no meio esportivo na década de 70 e migraram para as empresas na década de 80 , com o objetivo de tornar os funcionários mais competitivos e comprometidos com os lucros,

Há dez anos esta metodologia chegou ao Brasil, atendendo primeiramente a área corporativa , mas a cada ano torna-se cada vez mais freqüente a procura por pessoas que querem atingir determinadas metas.

Portanto Coaching é uma assessoria pessoal e profissional que visa potencializar o nível de resultados positivos nas diversas áreas da vida de um cliente, grupo ou empresa e contém em si mesmo, uma caminhada de análise, reflexão, desafio e operacionalização.

É uma parceria entre o Coach (profissional ) e o Coachee (cliente)  que busca a evolução, crescimento, aperfeiçoamento, felicidade, bem estar , aprimoramento da qualidade de vida e principalmente auto-conhecimento.

O Coach não ensina, e sim facilita a tomada de consciência, a identificação de potencial, a obtenção ou reforço da auto – estima, a definição de objetivos, a elaboração e monitorização de planos de ação para a performance do seu Coachee.

O processo de Coaching leva a pessoa a buscar novos entendimentos , alternativas e opções que façam com que ela amplie suas realizações e conquistas. Este processo pode ser focado em aumento de performance, ou mudança , transformação e aprendizado.

Coaching não é terapia , aconselhamento, psicologia, consultoria ou mentoring, e sim uma abordagem pragmática focada na realização de um ou mais objetivos específicos.

No caso dos profissionais liberais, como os odontólogos, que na maioria das vezes são profissionais que  ficam isolados em seu espaço de trabalho, este processo auxilia a enfrentar os atuais níveis de competitividade do mercado, a pressão do tempo e a necessidade de evidenciarem resultados, pois podem dispor através do Coaching de momentos de reflexão conjunta e de alguém que facilite a sua auto-motivação.

Visto que no Brasil existe a máxima que diz , que o brasileiro só começa o ano após o Carnaval, nada melhor do que começar um Novo Ano, traçando metas e chegar ao final do mesmo e ver que todas foram alcançadas.

Eric Schmidt, CEO do Google , em recente entrevista declarou que : _ “Todo mundo precisa de um Coach”.

Dra Ana Paula Boock Oliveira –  Odontóloga – proprietária da Clínica Boock Odontologia Estética, MBA em Marketing pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Personal  e  Executive Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, Especialização em Alpha Coaching e Neuro Coaching

Comments

0 Comentários desativados em Coaching e os profissionais da saúde 622 17 fevereiro, 2017 Ana Paula Boock, Coaching e Carreira fevereiro 17, 2017
Ana Paula Boock

About the author

ANA PAULA BOOCK é Odontóloga pela FOP - Unicamp desde 1994, Proprietária do Spa do Sorriso em Poços de Caldas- MG, MBA em Marketing pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Personal e Executive Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, Especialização em Alpha Coaching e Neuro Coaching. Pós - graduanda em Finanças, Investimentos & Banking pela PUC_RS. Autora do Blog www.gestaodecarreiraecoaching.com.br / Facebook - página - Dra Ana Paula Boock Odontologia / Facebook - perfil - Ana Paula Boock / instagram - @anapaulaboock / email - draanaboock@outlook.com / Whatsapp - 35 9 84543944 / Endereço comercial : Rua Paraíba, 153 sala 62 - Centro Médico - Poços de Caldas - MG

View all articles by Ana Paula Boock

Pesquisar

Parceiros

Facebook