Como a Economia Criativa impacta seu Consultório Odontológico
Como a Economia Criativa impacta seu Consultório Odontológico
Posted by

Como a Economia Criativa impacta seu Consultório Odontológico

 

Alcançar a independência financeira é o sonho de muitas pessoas. Na área da odontologia essa meta é fácil de ser alcançada com o empreendimento certo e um pouco de criatividade. Por isso, a economia criativa vem surgindo para quebrar o sistema econômico tradicional e ajudar o empreendedor a se adaptar aos diferentes meios e driblar as crises financeiras.

Dessa forma, um dentista pode ter a sua própria clínica tranquilamente — atendendo com qualidade e com tempo para tirar férias. Ou seja, a economia criativa é uma excelente oportunidade para quem almeja ter independência financeira.

Mas, você sabe o que é a economia criativa? E como ela impacta na realidade de um empreendedor na área odontológica? Acompanhe nosso post e descubra a resposta para essas questões!

O QUE É ECONOMIA CRIATIVA?
Economia criativa é um termo que caracteriza uma nova maneira de fazer gestão com base nos conhecimentos e na criatividade do empreendedor. É uma interrupção da economia tradicional que busca modelar os negócios de acordo com o meio e com as condições do consultório.

Ou seja, com essa nova ferramenta, um dentista que ainda está com dúvidas sobre empreender e montar uma clínica, já pode ficar tranquilo e confiante de que vale a pena empreender.

Porém, não se esqueça que é necessário acompanhar as novas tendências como o uso de softwares de gestão e conhecer a fundo as novas ferramentas como saber quais são os princípios da economia criativa, por exemplo.

QUAIS SÃO OS SEUS PRINCÍPIOS?
A economia criativa tem como princípios a criatividade e a inovação, visando executar o trabalho com propósito e excelência, dando um novo sentido à economia tradicional.

Todavia, é importante lembrar que a execução de uma ideia é o que garante resultados, por isso, não se prenda ao pensamento de que você terá que ser sempre criativo para ter bons resultados ao utilizar a economia criativa. É possível usar outras ideias, como as de terceiros, por exemplo, contando que elas sejam eficazes e se adapte à sua realidade.

Por isso, ao decidir ter a própria clínica, é importante estudar a possibilidade de investir em uma franquia odontológica que, diferente de montar o próprio consultório, disponibiliza diversas ideias e excelentes consultores, um centro de treinamento, BI, um nome e uma marca fortes no mercado.

Além de garantir que você inicie um empreendimento de destaque, a franquia ajuda você a acompanhar a inovação na odontologia e outras novidades como a promessa da economia criativa de criar uma “nova economia”.

COMO ELA PROMETE CRIAR UMA NOVA ECONOMIA?
A inovação é indispensável para a sobrevivência dos negócios,e a economia criativa promete criar uma nova economia, mais voltada para a inovação disruptiva, em que ocorre uma quebra do percurso normal do processo econômico a partir de novas ideias do empreendedor, extinguindo a zona de conforto do consultório.

Assim, as chances de desenvolvimento do negócio são maiores e a possibilidade de você agregar práticas de sucesso à sua rotina também aumenta. Esteja aberto às inovações e tenha em mente que tudo é passível de mudança. Esse é um conceito da nova economia que você pode levar para a vida e, ao aplicar no dia a dia do consultório, pode fazer toda a diferença.

Lembre-se que uma boa ideia pode salvar um empreendimento, mas o que realmente vale é a execução dessa ideia e a criatividade pode fazer toda a diferença na hora de executá-la.

COMO A NOVA ECONOMIA IMPACTA NA SUA REALIDADE?
Um dentista que almeja a independência financeira precisa saber como a economia criativa impacta na realidade de um empreendedor da área da odontologia. Afinal, a nova economia é a chave para o sucesso dos negócios por garantir que o consultório se molde de acordo com as necessidades.

Nessa hora você se pergunta: Mas, quais são os impactos que ela pode causar na minha realidade? Pode apostar que a economia criativa impacta de forma boa em seus negócios. Por meio dela você consegue, não apenas atrair, mas encantar os clientes e fidelizá-los. No entanto, para que isso aconteça é preciso usar a criatividade, como personalizar sua clínica de acordo com o perfil de seus pacientes, por exemplo.

Em uma clínica que a maioria dos pacientes é criança, é possível enfeitar de forma que elas sintam-se atraídas e que fiquem à vontade. Funcionários e, até mesmo você como dentista, podem se fantasiar de personagens que fazem sucesso no meio infantil.

Esse é apenas um exemplo para que você entenda que usar a criatividade não exige tarefas muito complexas, mas coisas simples, como a dica acima, podem fazer toda a diferença.

COMO TER SUCESSO NESSA PRÁTICA?
Não pense que essa prática se restringe apenas à personalização ou artifícios mais superficiais do consultório. Pelo contrário, a economia criativa abrange todo o processo de gestão do empreendimento e a personalização do consultório foi apenas um pequena ideia.

Diante disso, como citado em tópicos anteriores, é necessário ser criativo. Mesmo que você pense em coisas simples, não deixe de colocá-las em prática, pois toda criatividade é bem vinda e pode fazer muita diferença nos resultados da clínica, por mais simples que seja.

Tentar entender como funciona a jornada do consumidor é uma prática que pode ajudá-lo no crescimento dos negócios. Fazer uma segmentação de clientes pode ajudá-lo a otimizar os processos da clínica e a pensar em ideias diferentes de acordo com o perfil de cada paciente.

Sua criatividade deve se fundir à essas novas práticas de mercado e, juntas, serem incorporadas em sua economia criativa para ter êxito nos seus resultados e melhorar a qualidade dos atendimentos.

Agora você já sabe que empreender abre o caminho para você alcançar sua independência financeira e ter mais tempo para tirar férias. É possível gerir um consultório de forma prática com a economia criativa, pois ela impacta de forma positiva a sua realidade, assim como os processos do seu negócio em benefício de seus objetivos. Então, vamos começar a empreender?

Fonte: https://sorridents.com.br/business/entenda-como-a-economia-criativa-impacta-seu-consultorio-odontologico/

Comments

0 Comentários desativados em Como a Economia Criativa impacta seu Consultório Odontológico 242 11 maio, 2018 Gestão da Odontologia maio 11, 2018

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisa

Cursos

Facebook