Estratégias de comunicação para seu consultório odontológico
Estratégias de comunicação para seu consultório odontológico
Posted by

Estratégias de comunicação para seu consultório odontológico

 

Você usa os melhores equipamentos, realiza os procedimentos mais modernos e tem uma técnica perfeita. Mesmo assim o paciente não percebe o quão excelente é o seu trabalho. Essa é uma situação bem comum, aliás. Você sabe. O paciente ainda não.

Isso acontece porque, na maioria dos casos, seu cliente não possui conhecimentos sobre odontologia. Ele não sabe distinguir qual material, técnica e procedimentos você usou, o que pode levá-lo a optar apenas por aquele profissional que for mais financeiramente em conta. O que você precisa fazer é convencê-lo de que seu trabalho vale o preço cobrado. É aqui que a comunicação entra. Ela é responsável por mostrar o seu diferencial com relação aos concorrentes e também é aquilo que vai conquistar e fidelizar de vez seus pacientes. Nesse post vamos mostrar algumas das ferramentas comunicacionais que você pode implementar em sua clínica:

1. Identidade visual

A identidade visual é como sua empresa vai se mostrar visualmente. Ela funciona como um cartão de visitas, do qual o paciente tira as primeiras impressões sobre seu trabalho e faz os primeiros julgamentos. E aqui não falamos apenas de um logotipo interessante, mas de uma identidade visual inteira e que deve ser abordada em todos os aspectos de sua clínica. Isso envolve decoração, papelaria, folders, site e redes sociais, só para ficarmos nos exemplos mais simples. Sabemos que esse não é um processo fácil e a dica é contratar um profissional para cuidar disso. Apesar do seu filho ou sobrinho ser fera no computador, não quer dizer que os conhecimentos dele se equiparem ao de um profissional com conhecimento de marketing e experiência na área de comunicação.

2. Papelaria

A papelaria está atrelada à identidade visual e sua principal importância é a credibilidade. Imprimir um plano de tratamento no seu papel timbrado é muito mais elegante e profissional do que usar uma folha comum. Ter um lindo cartão de visitas é melhor do que anotar o telefone de seu consultório em um papel qualquer. Envelopes e pastas também são boas pedidas para garantir que todo o material impresso entregue ao paciente seja bem acabado e coeso com a identidade visual.

3. Mídia impressa

Os materiais de mídia impressa mais comuns para a odontologia são folders e flyers. A principal diferença entre eles é que folders possuem dobras, criando assim um maior número de páginas. Flyers, em contrapartida, têm apenas uma folha, geralmente em tamanho A5. Só pelo tamanho você já pode perceber que o conteúdo de cada um deles deve ser diferente: os folders podem oferecer um pouco mais de conteúdo enquanto os flyers priorizam mensagens rápidas e diretas. Esse tipo de material pode ser distribuído em bairros adjacentes ao seu consultório e também entregue a pacientes, amigos e parceiros. Pense bem no que você deseja dizer aos outros sobre a sua clínica e então contrate um profissional que saberá a melhor forma para executar o trabalho.

4. Site

Ter um site é quase uma obrigação para qualquer empresa. É uma forma rápida, eficiente e relativamente barata de divulgar e dar credibilidade para seu trabalho. No site você terá espaço suficiente para fornecer as informações que forem relevantes, contar sobre os procedimentos que realiza, colocar fotos de seu consultório e os dados para te encontrarem – endereço, telefone e email, por exemplo. Isso sem falar que o site é um canal de contato para esclarecer dúvidas e ter o primeiro contato com o paciente.

Não se esqueça de manter a coerência com a identidade visual. Para criar o seu site e colocá-lo na rede você deve contratar um profissional ou utilizar um software que conte com essa ferramenta. O LaudOnline, por exemplo, permite que você desenvolva o seu site facilmente, sem a necessidade de contratar alguém e nem mesmo pagar nada além da mensalidade do software.

5. Marketing de relacionamento e de conteúdo

A ideia do marketing de relacionamento é construir, em longo prazo, uma relação sólida com o seu cliente através de um contato constante, em uma relação construída antes, durante e depois do atendimento. Cordialidade e um ambiente agradável na sala de espera, uma consulta tranquila dentro do consultório, emails em datas comemorativas/aniversário, mensagens lembrando a data da próxima consulta… Essas pequenas ações te ajudarão, ao longo do tempo, a transformar aquele paciente novo em um cliente fiel.

O marketing de conteúdo, por sua vez, é uma forma de conquistar o cliente através de conteúdos relevantes e fazendo com que você se torne referência em algum assunto. Assim você acaba adquirindo o interesse do paciente, que vai atrás do seu conteúdo sem que você precise, necessariamente, ir atrás dele.

Duas boas ferramentas para implementar o marketing de conteúdo em seu consultório são blogs e fanpages no Facebook. Pense no público que você deseja atingir e desenvolva conteúdos interessantes para ele. O blog permite que você crie conteúdos maiores e que podem ser postados com uma frequência moderada, sendo que uma ou duas vezes por semana já é suficiente. Na página do Facebook priorize informações curtas e diretas e poste com uma frequência maior, pelo menos uma vez ao dia. Caso não tenha tempo para criar conteúdos autorais, compartilhe de outras páginas.

Após implementar as técnicas que você julgar mais relevantes, mensure e analise os resultados. Para fazer isso você pode usar formulários em seu consultório e neles perguntar como o paciente te conheceu. O Facebook oferece também uma ferramenta própria para analisar os resultados de sua página. Dessa forma você saberá o que é mais eficiente para a comunicação de seu consultório e pode decidir onde investir mais e onde cortar gastos.

Fonte: http://laudonline.com/blog/estrategias-de-comunicacao-para-seu-consultorio-odontologico/

Comments

0 Comentários desativados em Estratégias de comunicação para seu consultório odontológico 420 17 novembro, 2017 Marketing e Vendas novembro 17, 2017

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Parceiros

Facebook