Formação em Odontologia: Ensino ruim, aluno idem!
Formação em Odontologia: Ensino ruim, aluno idem!
Posted by

Formação em Odontologia: Ensino ruim, aluno idem!

Calma que o assunto é sério!

Lendo, recentemente, sobre o fiasco de vários estudantes de direito que não acertaram nenhuma questão sequer, na prova da OAB, logo imaginei como seria se o Conselho Federal de Odontologia (CFO), fizesse também uma prova nesses moldes.

Não seria para mim, espanto nenhum haver resultados iguais ou piores do que os estudantes de direito…

Comecei o texto falando que o assunto é sério, e realmente é.

O enfoque da mídia recai sobre a péssima qualidade de ensino de muitas faculdades, mas, na outra ponta estão os estudantes, sendo eles também responsáveis por toda essa baixa qualidade no ensino brasileiro.

Explico:

Como professor, tenho me deparado cada vez mais com alunos descompromissados com o curso que estão fazendo. O incrível que logo na era da informação fácil e abundante, do conhecimento a um clique, os alunos se apresentem tão despreparados e tão desinformados das dinâmicas que regem o seu curso.

Cada vez mais me deparo com alunos no melhor estilo “Lady Kate”, como estão pagando, não aceitam serem repreendidos, e em contrapartida não encaram com seriedade o ensino. Como estão pagando, se sentem no direito de fazer tudo, inclusive não estudar. Aceitam um ensino a baixo da média para não precisarem se dedicar aos estudos.

Infelizmente, estou generalizando. Pois percebo que a cada vez mais, mais alunos entram na vala-comum do não aprendizado, criando, assim, um ciclo vicioso: alunos mal preparados, profissionais desqualificados e desmotivados, carreira em baixa e profissão assustadoramente desvalorizada.

Esses mesmos alunos estão perpetuando esse tipo de ensino, também, nos cursos de pós-graduação. Como pouco aprenderam na graduação, correm logo atrás de um curso de pós, mas se encontram tão sem base que acabam repetindo o mesmo ciclo vicioso da graduação. É incrível como existem cursos de pós na área de odontologia no Brasil, onde muitos desses cursos são meros caça- níqueis desses alunos despreparados, formados em péssimas faculdades criadas, a toque de caixa, a partir dos anos 90.

Calma, que o assunto é sério!

Para toda uma geração, a luta está perdida. Esses continuarão perpetuando o estilo “Ladykatista” pela vida a fora… O que não podemos deixar acontecer, é que mais uma geração se perca.

Urge fazer um pacto onde o professor terá que exercer realmente seu papel de mentor e de transformador do intelecto dos alunos, conduzindo-os à luz do conhecimento.

E os alunos recebam realmente todo conhecimento com o fervor de um crente. Que façam o seu papel de críticos, reivindicadores, e investigadores. Porém sem a fantasia de “Lady Kate”.

As faculdades e Universidades se colocarem como centros de pesquisa, propagadoras de novidades e inovações e, não; somente um carnê.

Assim, com essa tríade teremos um ensino de qualidade, beneficiando toda a sociedade.

Leonardo Augusto da Matta Fonseca é especialista em Ortodondia e em Gestão de Saúde. mattafonseca@gmail.com http://www.ortoblog.com/

Comments

0 Comentários desativados em Formação em Odontologia: Ensino ruim, aluno idem! 1403 12 abril, 2016 Coaching e Carreira, Leonardo Augusto abril 12, 2016
Leo Augusto

About the author

Especialista em Ortodondia e em Gestão de Saúde. mattafonseca@gmail.com

View all articles by Leo Augusto

Pesquisar

Parceiros

Facebook