Por que estimular a gratidão na sua equipe?
Por que estimular a gratidão na sua equipe?
Posted by

Por que estimular a gratidão na sua equipe?

 

Gratidão é bom, em nossas vidas pessoais e no trabalho. Reconhecer os benefícios que recebemos dos outros nos faz mais felizes, aumenta a confiança e lealdade e incentiva as pessoas a se conectarem e produzirem mais e melhor. De acordo com uma pesquisa recente feita nos Estados Unidos, 66 por cento dos funcionários deixariam suas empresas se não se sentissem valorizados.

Quer inspirar mais gratidão na sua equipe?

Na realidade as pessoas são menos propensas a sentir ou expressar gratidão no trabalho do que em qualquer outro lugar, os líderes tendem a subestimar a necessidade dos funcionários de sentirem-se bem.

Preconceitos sobre a gratidão imperam ainda em nossa vida profissional, um ambiente onde estamos mais acostumados a exibição de poder e seriedade do que a autenticidade e emoção. Aqui estão quatro objeções comuns à gratidão que surgem no local de trabalho:

“Gratidão funciona se alguém me diz que eu tenho que praticá-la?”

O simples fato é que a sentir gratidão é bom. Então, se as pessoas são incentivadas a experimentá-la, elas tendem a gostar. Mesmo as pessoas resistentes à ideia de gratidão podem encontrar benefícios nela.

O reconhecimento através de programas que dão recompensas ou benefícios ajuda os funcionários a se sentirem valorizados.

Nós temos muitas opções para como expressar nossa gratidão: Podem ser pequenas recompensas, como parte de um programa de reconhecimento por conquistas. Pode ser certificar-se de que ao avaliar o funcionário sejam identificadas também as suas forças, além dos pontos a melhorar. Simplesmente dizer obrigado quando há algo pelo que agradecer vai impulsionar atos genuínos de gratidão.

“Demonstrar gratidão ameaça a minha autoridade?”

Criar uma cultura de gratidão em um ambiente hierárquico é difícil, líderes podem pensar que agradecer diminui sua autoridade porque mostra algum grau de dependência. E também podem se preocupar em demonstrar favoritismo através dos atos de gratidão.

Mas pesquisas mostram que líderes que demonstram gratidão inspiram mais confiança na sua equipe, que os vê como sendo mais benevolentes e íntegros.

Também existem pesquisas que sugerem que a gratidão motiva e energiza as pessoas e os encoraja a perseguir os seus objetivos.

Não importa se você chama de gratidão, apreciação ou reconhecimento profissional, a questão é que todos querem ser vistos, ouvidos e valorizados. Lembrar-se dessa verdade fundamental irá nos ajudar a conquistar uma equipe mais feliz e engajada.

 

Daniela Balthazar é dentista há 18 anos, especialista em Implantodontia pela Unicamp, tem MBA em Gestão Empresarial pela FGV, é também empreendedora com experiência em diversos segmentos e Coach de Carreira para Dentistas. Apaixonada por Desenvolvimento Humano, acredita que podemos sempre ser melhores e, sendo melhores, inspirar e melhorar o meio em que estamos inseridos, a nossa sociedade, e que todos temos o potendial de fazer a diferença no mundo.

email: contato@danielabalthazar.com.br / site; www.danielabalthazar.com.br / youtube canal: http://www.youtube.com/c/DanielaBalthazar

 

Comments

1 Comentários desativados em Por que estimular a gratidão na sua equipe? 983 08 dezembro, 2017 Daniela Balthazar, Liderança e Pessoal dezembro 8, 2017
Daniela Balthazar

About the author

Daniela Balthazar é dentista há 18 anos, especialista em Implantodontia pela Unicamp, tem MBA em Gestão Empresarial pela FGV, é também empreendedora com experiência em diversos segmentos e Coach de Carreira para Dentistas. Apaixonada por Desenvolvimento Humano, acredita que podemos sempre ser melhores e, sendo melhores, inspirar e melhorar o meio em que estamos inseridos, a nossa sociedade, e que todos temos o potendial de fazer a diferença no mundo. email: contato@danielabalthazar.com.br / site; www.danielabalthazar.com.br / youtube canal: http://www.youtube.com/c/DanielaBalthazar

View all articles by Daniela Balthazar

Pesquisar

Parceiros

Facebook