Saiba por que nem sempre ser bom significa sucesso profissional
Saiba por que nem sempre ser bom significa sucesso profissional
Posted by

Saiba por que nem sempre ser bom significa sucesso profissional

Seja competente no que você faz que terá logo sucesso profissional!

Com certeza vocês escutaram muito esta frase dos professores que, na realidade, não deixa de ser correto, mas a maneira com que é passada dá a entender que apenas isso é suficiente para o sucesso profissional.

Baseando-se por esse argumento, tenho algo a te dizer: infelizmente só isso não é suficiente! Discutimos de maneira objetiva o mercado odontológico.

Estudamos 5 anos na graduação para exercemos a profissão da melhor forma possível. Logo, você ser bom no que faz termina sendo uma obrigação.

Se o dentista não faz da maneira correta é outra conversa. Mas eu parto do pressuposto que dedicamos um tempo considerável das nossas vidas para aprendermos a fazer as coisas direito.

Um exemplo bem fácil de entender. Imagine um jogador de futebol cara a cara com o gol, inclusive após driblar o goleiro.

Tá fácil de fazer o gol? Muito! Mas, por algum motivo, ele chuta pra fora! A primeira frase (óbvio, após os elogios ao jogador) que vem a sua cabeça é: o cara só faz isso da vida e ainda faz errado?

Aqui entenda atendimento de maneira geral. Obviamente que não vamos acertar sempre! Erros acontecem, mas devem ser a exceção e não a regra. Esse é o ponto que quero chegar.

Além disso, de uma maneira geral, não existe uma diferença técnica muito grande entre os dentistas. Claro que existem os pontos fora da curva (aqueles que tecnicamente são excelentes), mas constituem um percentual muito pequeno.

Logo, o argumento de ser bom tecnicamente (usado isoladamente) e alcançar o tão sonhado sucesso profissional cai por água abaixo, ainda mais em um mercado odontológico bastante competitivo e saturado (leia sobre mercado aqui).

Há diversos outros pontos que devem ser levados em conta no alcance do tão esperado sucesso.

Citarei alguns pontos abaixo que são importantes para o sucesso profissional:

• Ser bom no que faz: veja aqui como um ponto importante, porém para se colocar no conjunto da obra e não isolado;
• Saber lidar com as pessoas: um dos principais pontos para alcançar o sucesso profissional. Se você pretende clinicar por médio e longo prazo, leve isso em consideração. Você vai lidar com todo tipo de cliente. Basta um para te deixar de mau humor o dia todo;
• Ter visão de mercado: concorrência, marketing, administração, visão do futuro, dentre muitas outras coisas importantes para o sucesso profissional que discutirei no futuro;
• Ter objetivos claros do que quer: quem não sabe o quer não sabe aonde quer chegar. Lembre sempre disso;
• Crie parcerias: porque ninguém cresce sozinho. E não se limite apenas a parcerias com outros colegas de profissão;
• Tenha ética: seja sempre ético e preserve sua reputação. Eu sei que você provavelmente deve conhecer alguém que ganha muito dinheiro fazendo exatamente o contrário, mas acredite, ele com o tempo ficará fora do mercado;
• Saber respeitar o colega de trabalho: seja sempre ético com seu colega! Nunca, absolutamente NUNCA critique o trabalho do seu colega, ainda mais quando você não sabe o estado inicial da condição bucal do cliente e nem em que condições o colega trabalhou;
• Trate bem seus colaboradores: seu funcionário é um dos responsáveis diretos pelo seu sucesso ou fracasso. É ele que passa mais tempo no consultório. Lembre disso.

 

Wilson Correia

Comments

0 Comentários desativados em Saiba por que nem sempre ser bom significa sucesso profissional 340 19 outubro, 2017 Coaching e Carreira, Wilson Correia outubro 19, 2017
Wilson Correia

About the author

Wilson Correia é Graduado em Odontologia pela Universidade de Pernambuco (FOP/UPE) em 2006; Residência em Saúde Coletiva pelo Aggeu Magalhães; Atuação no setor de consultório particular privado há 10 anos; www.empreendadentista.com.br

View all articles by Wilson Correia

Pesquisar

Parceiros

Facebook