As equipes de Alta Performance são embasadas em relações interpessoais efetivas (e afetivas), construídas por meio do diálogo e da administração de conflitos.
Assim que recebi o convite para escrever o artigo para essa coluna, de imediato imaginei em compartilhar algo relacionado a treinamento, equipe de trabalho, motivação e paixão por aquilo que escolhemos como OFÍCIO.
No mercado atual, todos querem melhorar o atendimento, aumentar receitas e conquistar uma maior fatia do mercado.
A concorrência aumentou em todos os setores. Com isso, é preciso ter uma vantagem ou diferencial para o nosso negócio. O sucesso de qualquer empresa vai estar ao lado de quem tiver uma equipe de trabalho qualificada, capaz de encantar o cliente, prestar-lhe serviços que atendam às suas necessidades e expectativas e estabelecer basicamente uma relação de confiança. Ao meu ver é por meio dessa equipe que daremos início ao desenvolvimento de uma vantagem competitiva.
Tenho absoluta convicção de que o treinamento é uma forma de ajudar os colaboradores a descobrir suas habilidades, aperfeiçoar seus comportamentos e atitudes. Além disso, o treinamento deve fornecer ferramentas e técnicas que orientem os funcionários a valorizar os serviços disponibilizados por nós, profissionais da área da saúde. Desde o primeiro contato que o cliente tem com o nosso consultório ou hospital, estamos sendo avaliados, e nossa equipe representa a imagem de nosso negócio.
Atualmente, fala-se muito em Equipes de Alta Performance (EAPs), que são formadas por profissionais com habilidades complementares, comprometidas com o mesmo objetivo, com as mesmas metas de desempenho e com a mesma abordagem, pelos quais se consideram responsáveis.
E como o gestor na área da saúde pode e deve nortear a liderança de sua equipe de trabalho, de sua equipe de alta performance? Levando em conta que a vitória está atrelada a todos os profissionais que, diretamente ou indiretamente, trabalham em um consultório ou hospital, e que o êxito depende da capacidade de demonstrar garra, determinação e foco nos objetivos!
É necessário ter o comprometimento de cada colaborador com os resultados pretendidos. Acredito que grandes líderes são obcecados pela perfeição e fazem seus colaboradores tirarem o melhor de si. Talentos individuais devem sempre ser o diferencial, mas têm de estar obrigatoriamente a serviço do coletivo.
É preciso lembrar que treinar faz parte de um processo de aprendizado. Um curso isolado não é suficiente para gerar as mudanças que se deseja em uma equipe. É preciso que haja continuidade, cursos básicos, reciclagens e aperfeiçoamentos, de modo que todos estejam sempre em evolução, em sintonia com as mudanças do mercado (novos produtos e serviços, tecnologia e conhecimentos atuais e de acordo com as exigências do consumidor).
Os treinamentos devem levar aos colaboradores noções claras sobre a importância da empresa em que trabalham e do trabalho em particular de cada um, e não apenas ensinar técnicas de vendas e de atendimento.
O treinamento também exige acompanhamento. Não há resultados sem acompanhamento. Muitos treinamentos bem ministrados tornam-se nulos quando os colaboradores deixam de ser estimulados, elogiados e acompanhados em seu trabalho. É necessário corrigir rumos, rever performances e metas. Quando os funcionários compartilham os valores, a missão e os objetivos da empresa, dedicando-se a atingi-los, o treinamento ganha seu verdadeiro valor e produz resultados altamente eficazes.
Finalmente, gostaria de ressaltar que as equipes de Alta Performance são embasadas em relações interpessoais efetivas (e afetivas), construídas por meio do diálogo e da administração de conflitos.
Não é diferente na área da saúde. De fato, toda equipe necessita de um líder que seja capaz de orientar, mostrar caminhos e gerar grandes resultados. É preciso inspirar em seus colaboradores a motivação para a conquista, envolver e comprometer sua equipe e promover desafios constantes que encorajem todos a melhorar seu desempenho.
É, dessa forma, que nasce um time de vencedores, mantido, certamente, pela parceria de todos! Um abraço afetuoso, saúde e sucesso!
Dra. Débora Ferrarini é especialista em Odontopediatria e Prof do Curso EAD/Gestão de Negócios na Área da Saúde/SL Mandic. Ministra treinamentos e palestras sobre atendimento ao cliente. E-mail: deboraferrarini@uol.com.br www.deboraferrarini.com.br