Se existe treinamento de equipe, existe vantagem competitiva
Posted by

Se existe treinamento de equipe, existe vantagem competitiva

As equipes de Alta Performance são embasadas em relações interpessoais efetivas (e afetivas), construídas por meio do diálogo e da administração de conflitos.

Assim que recebi o convite para escrever o artigo para essa coluna, de imediato imaginei em compartilhar algo relacionado a treinamento, equipe de trabalho, motivação e paixão por aquilo que escolhemos como OFÍCIO.

No mercado atual, todos querem melhorar o atendimento, aumentar receitas e conquistar uma maior fatia do mercado.

A concorrência aumentou em todos os setores. Com isso, é  preciso ter uma vantagem ou diferencial para o nosso negócio. O sucesso de qualquer empresa vai estar ao lado de quem tiver uma equipe de trabalho qualificada, capaz de encantar o cliente, prestar-lhe serviços que atendam às suas necessidades e expectativas e estabelecer basicamente uma relação de confiança. Ao meu ver é por meio dessa equipe que daremos início ao desenvolvimento de uma vantagem competitiva.

Tenho absoluta convicção de que o treinamento é uma forma de ajudar os colaboradores a descobrir suas habilidades, aperfeiçoar seus comportamentos e atitudes. Além disso, o treinamento deve fornecer ferramentas e técnicas que orientem os funcionários  a valorizar os serviços disponibilizados por nós, profissionais da área da saúde. Desde o primeiro contato que o cliente tem com o nosso consultório ou hospital, estamos sendo avaliados, e nossa equipe representa a imagem de nosso negócio.

Atualmente, fala-se muito em Equipes de Alta Performance (EAPs), que são formadas por profissionais com habilidades complementares, comprometidas com o mesmo objetivo, com as mesmas metas de desempenho e com a mesma abordagem, pelos quais se consideram responsáveis.

E como o gestor na área da saúde pode e deve nortear a liderança de sua equipe de trabalho, de sua equipe de alta performance? Levando em conta que a vitória está atrelada a todos os profissionais que, diretamente ou indiretamente, trabalham em um consultório ou hospital, e que o êxito depende da capacidade de demonstrar garra, determinação e foco nos objetivos!

É necessário ter o comprometimento de cada colaborador com os resultados pretendidos. Acredito que grandes líderes são obcecados pela perfeição e fazem seus colaboradores tirarem o melhor de si.  Talentos individuais devem sempre ser o diferencial, mas têm de estar obrigatoriamente a serviço do coletivo.

É preciso lembrar que treinar faz parte de um processo de aprendizado. Um curso isolado não é suficiente para gerar as mudanças que se deseja em uma equipe. É preciso que haja continuidade, cursos básicos, reciclagens e aperfeiçoamentos, de modo que todos estejam sempre em evolução, em sintonia com as mudanças do mercado (novos produtos e serviços, tecnologia e conhecimentos atuais e de acordo com as exigências do consumidor).

Os treinamentos devem levar aos colaboradores noções claras sobre a importância da empresa em que trabalham e do trabalho em particular de cada um, e não apenas ensinar técnicas de vendas e de atendimento.

O treinamento também exige acompanhamento. Não há resultados sem acompanhamento. Muitos treinamentos bem ministrados tornam-se nulos quando os colaboradores deixam de ser estimulados, elogiados e acompanhados em seu trabalho. É necessário corrigir rumos, rever performances e metas. Quando os funcionários compartilham os valores, a missão e os objetivos da empresa, dedicando-se a atingi-los, o  treinamento ganha seu verdadeiro valor e produz resultados altamente eficazes.

Finalmente, gostaria de ressaltar que as equipes de Alta Performance são embasadas em relações interpessoais efetivas (e afetivas), construídas por meio do diálogo e da administração de conflitos.

Não é diferente na área da saúde. De fato, toda equipe necessita de um líder que seja capaz de orientar, mostrar caminhos e gerar grandes resultados. É preciso inspirar em seus colaboradores a motivação para a conquista, envolver e comprometer sua equipe e promover desafios constantes que encorajem todos a melhorar seu desempenho.

É, dessa forma, que nasce um time de vencedores, mantido, certamente, pela parceria de todos! Um abraço afetuoso, saúde e sucesso!

Dra. Débora Ferrarini é especialista em Odontopediatria e Prof do Curso EAD/Gestão de Negócios na Área da Saúde/SL Mandic. Ministra treinamentos e palestras sobre atendimento ao cliente.  E-mail: deboraferrarini@uol.com.br www.deboraferrarini.com.br

Comments

1 Comentários desativados em Se existe treinamento de equipe, existe vantagem competitiva 1849 06 janeiro, 2010 Débora Ferrarini, Liderança e Pessoal janeiro 6, 2010
Débora Ferrarini

About the author

Especialista em Odontopediatria e Prof do Curso EAD/Gestão de Negócios na Área da Saúde/SL Mandic. Ministra treinamentos e palestras sobre atendimento ao cliente. E-mail: deboraferrarini@uol.com.br

View all articles by Débora Ferrarini

Pesquisa

Parceiros

No related posts were found

Cursos

Facebook