A tecnologia transformou a Odontologia
A tecnologia transformou a Odontologia
Posted by

A tecnologia transformou a Odontologia

“Ter essa tecnologia em mãos é fundamental para que o profissional possa se concentrar no paciente e na realização dos procedimentos com perfeição”, explica o dentista Sergio Correia, especialista em Dentística Restauradora e Periodontia.

Quase 15% dos brasileiros não visitaram um dentista por ter medo, seja dos barulhos feitos pelas turbinas ou mesmo da agulha usada para anestesias. Trata-se da segunda razão mais citada para não procurar um profissional da odontologia, conforme uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), com dados de 2014. O medo supera até mesmo a falta de tempo e de recursos financeiros, perdendo apenas para a resposta “não tenho necessidade”.

Embora o medo esteja entre as principais razões para evitar as consultas, a evolução da tecnologia tornou mais seguros, simples e indolores os procedimentos realizados na Odontologia, até mesmo os mais complexos. Já existem equipamentos modernos e de alta tecnologia, que permitem oferecer mais precisão nos tratamentos e conforto ao paciente, tanto durante a consulta quanto no pós-operatório.

“Cada vez mais, os tratamentos e procedimentos usados visam aumentar a eficiência para se tornarem minimamente invasivos. Em outras palavras, oferece-se um tratamento mais seguro, com uma recuperação mais rápida e com mais conforto durante o procedimento”, explica o dentista Sergio Correia, especialista em Dentística Restauradora e Periodontia, que atende em sua clínica, em Curitiba.

Entre os equipamentos usados para oferecer mais conforto, encontram-se o The Wand, uma anestesia eletrônica, responsável por controlar o fluxo do anestésico aplicado, reduzindo o incômodo e os efeitos colaterais; o CVDentus, um sistema que usa o movimento ultrassônico para remover materiais dentários de forma minimamente invasiva – técnica muito aplicada nos preparos das Facetas de Porcelana por serem menos traumáticos.

A evolução está até mesmo na cadeira de atendimento, totalmente controlada por Ipad e conta com diversos itens para a segurança e conforto, como câmera intra oral, esteira de massagem, seringa com água aquecida e kit multimídia. “Ter essa tecnologia em mãos é fundamental para que o profissional possa se concentrar no paciente e na realização dos procedimentos com perfeição”, explica Correia, que também atua como professor da Associação Brasileira de Odontologia Seção Paraná.

Estética do sorriso incomoda 42% dos brasileiros

Mais de quatro em cada dez brasileiros se dizem insatisfeitos com a aparência do seu sorriso, conforme o estudo do CFO. Na avaliação de Correia, os brasileiros ainda estão conhecendo os benefícios da Odontologia Estética, especialidade que busca integrar a melhora de saúde com a aparência do sorriso. Nesse quesito, destaca-se o Digital Smile Design, um planejamento virtual do tratamento que permite ao paciente simular o resultado antes do procedimento.

“Quando lidamos com a odontologia estética, estamos falando, em outras palavras, da autoestima do paciente, algo que pode acarretar em benefícios em todas as esferas de sua vida. Por isso, temos um cuidado especial em cada um dos casos”, conclui o profissional com quase 20 anos de carreira.

Fonte: http://exame.abril.com.br/negocios/dino/esqueca-o-medo-a-tecnologia-transformou-a-odontologia-dino890101051131/

Comments

0 Comentários desativados em A tecnologia transformou a Odontologia 910 31 março, 2017 Tecnologia março 31, 2017

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Parceiros

Facebook