Calculando as Margens de Lucro e Reavaliando as Estratégias Financeiras de seu Consultório
Calculando as Margens de Lucro e Reavaliando as Estratégias Financeiras de seu Consultório

Calculando as Margens de Lucro e Reavaliando as Estratégias Financeiras de seu Consultório

 

No artigo anterior desenvolvemos a metodologia de formação de preços, no entanto, para quem já está no mercado e já trabalha com uma tabela de preços necessita confrontar os custos e outras variáveis, objetivando conhecer as Margens de Lucro, tanto a Bruta Liquida, como a Operacional e a Liquida. Com este objetivo é que dissertaremos ao longo deste artigo, e você poderá repensar suas estratégias (repasse de parcerias, tributárias entre outras) além de aplicar uma importante ferramenta de gestão: o Ponto de Equilíbrio, na qual trataremos nos próximos artigos.

Para melhor elucidar nosso tema trarei um caso real em que fui convidado a avaliar os possíveis resultados de um serviço, na qual manterei incógnito. O serviço envolve um custo variável total de R$ 6.000,00 (somente materiais) e com uma projeção de vendas na ordem de R$ 12.000,00 com repasse de 40% para os parceiros indicadores.

Observamos primeiramente que na realidade o valor de venda é de R$ 9.858,00 (Margem Bruta) uma vez que no valor estão embutidos os impostos, que no caso específico significam 17,25% do valor bruto. O primeiro erro que praticamos é que remuneramos nossos parceiros pelo valor bruto de venda e portanto, remuneramos com os impostos reduzindo drasticamente nossos ganhos finais, o que nos leva a concluirmos que ao final alcançaremos um prejuízo considerável.

A partir desta base aplicamos a metodologia de custos por absorção, ou seja, do valor cobrado vamos diminuindo (absorvendo) todos os custos implicados na execução dos serviços, portanto R$ 9.858,00 menos os R$ 6.000,00 de custos com materiais chegamos ao resultado da Margem Operacional que é de R$ 3.858,00 e por fim aplicamos o percentual de 40% sobre o valor cobrado originalmente (R$ 12.000,00) e não o recebido de fato (R$ 9.858,00) que registra a soma de R$ 4.800,00.

Logo a nossa Margem Bruta Liquida será negativa em –R$ 942,00 com um percentual negativo de -9,56%. Para chegarmos a Margem Liquida ou lucro/prejuízo final, seria necessário (como vimos no último artigo, levantar o percentual de custos fixos), mas consideraremos o percentual de 10% sobre o valor real de venda, ou seja, R$ 9.858,00 o que nos dará um custo de R$ 985,80 apontando um prejuízo líquido de –R$ 1.927,80.

Como podemos observar, muito embora o valor cobrado do paciente/cliente seja elevado, quando aplicamos a gestão de custos para definirmos se a estratégia está nos levando a um caminho seguro, verificamos que no dia a dia acontece exatamente ao contrário, por esta razão que devemos repensar nos aspectos de nosso negócio cotidianamente. Cabe ressaltar que não foram considerados os custos e taxas financeiras para serviços parcelados e operados com cartões, outro ponto que devemos discutir e reavaliar, antes de fornecer um valor de serviços ao paciente/cliente.

Caso você seja um dos tantos profissionais que trabalham por horas e horas e não conseguem obter uma lucratividade condizente ao seu esforço e aprimoramento técnico, possivelmente a sua estratégia de gestão de preços e remuneração de parceiros necessita de uma revisão urgente.

Gestão, pratique esta ideia e evite a autogestão dos seus negócios, consulte sempre um especialista.

Fernando Schiavetto

Consultor empresarial especializado na área de saúde.

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0 Comentários desativados em Calculando as Margens de Lucro e Reavaliando as Estratégias Financeiras de seu Consultório 161 18 outubro, 2018 Fernando Schiavetto, Financeiro e Contábil outubro 18, 2018
Fernando Schiavetto

About the author

Fernando Schiavetto é formado em Adm. de empresas, com especialização em Adm. Hospitalar, Didática de Ensino e MBA em Gestão Empresarial. Mais 30 anos de experiência na área de saúde como gerente, diretor e consultor, durante mais de 10 anos responsável pelo curso de Adm de consultórios do CETAO e professor universitário nas áreas de Adm, Finanças, Estratégia, custos e contabilidade.

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